Esse é um blog que leva conselhos, dicas, tira duvidas para as mamães. Tudo sobre as fases dos nossos pequenos.
sábado, 23 de maio de 2015
Como fazer comida para o bebê: por onde começar
A grande vantagem de ir para a cozinha para fazer a comida do bebê é aprender uma série de táticas culinárias novas e adquirir hábitos saudáveis que vão fazer bem para a família inteira.
O que vai precisar?
Não é muito diferente do que você já tem em casa. Uma panela de pressão é uma mão na roda para fazer caldos e sopas mais rápido -- mas se você não tiver, vai conseguir fazer sopas do mesmo jeito. Potinhos plásticos pequenos, que possam ir ao congelador, são excelentes. Assim você pode congelar a sopa ou a comida em porções individuais, para uma refeição só. Também são ótimos para levar para outros lugares, como a casa da avó ou uma saída para almoçar fora com adultos. O liquidificador também pode ser dispensado, porque dá para passar os legumes na peneira ou amassar com o garfo. Mas o melhor é ter a opção de usá-lo, na hora da pressa. Descascadores de legumes são baratinhos, encontráveis em qualquer feira ou mercado, e facilitam muito a vida na hora de preparar os alimentos. Mesmo quem nunca descascou nada consegue sem problemas, com a ajuda deles. Em termos de apetrechos para o bebê, um cadeirão é bom, mas no começo dá para usar o carrinho ou o bebê conforto mesmo. Pratinhos de plástico firme (não aqueles descartáveis) evitam acidentes. Babadores ou fraldas de pano são indispensáveis.
Como comprar os ingredientes?
Quanto mais frescos estiverem os legumes, as frutas e as verduras, melhor. Em determinadas regiões do país já há a opção de comprar orgânicos, o que é preferível, pois há menos substâncias tóxicas. O problema é que eles costumam ser caros demais. Verduras e legumes congelados também podem ser usados. As primeiras frutas são clássicas: laranja-lima, mamão, banana, maçã, pêra, abacate. Na área de salgados, você terá um bom começo com batata, mandioquinha (batata baroa), abóbora, cenoura, beterraba, nada muito complicado. Leia mais detalhes sobre como saber que frutas, legumes e verduras são de boa qualidade na feira ou no mercado.
Pondo a mão na massa
Antes de qualquer coisa, lave muito bem as mãos e os ingredientes. Você pode ter uma escovinha na cozinha só para lavar bem os legumes e as frutas. Lave sob a água corrente, esfregando bem, mesmo que vá descascar. Pode usar até detergente neutro, enxaguando bem depois. A água sanitária é um ótimo agente de limpeza. Basta deixar o alimento cru de molho em água com um pouco do produto (1 colher de sopa por litro), por pelo menos 15 minutos, em seguida escorrer e enxaguar tudo muito bem em água corrente, para evitar que sobre um gosto desagradável. A mesma substância da água sanitária, o hipoclorito de sódio, também é comercializada só para esse uso, em gotas, e pode também ser obtida em alguns postos de saúde. O vinagre, bastante utlizado na higienização caseira de frutas, legumes e verduras, não é considerado eficiente para eliminar microorganismos pelos especialistas. Em caso de mais dúvidas,leia nosso texto sobre como higienizar alimentos. Para preservar o máximo dos nutrientes, procure não ferver as verduras e os legumes em água e depois jogar a água fora. Se precisar cozinhar em água, use a menor quantidade possível. No começo, tudo deve ser bem molinho (leia mais sobre os primeiros alimentos do bebê). Por isso é bom cozinhar tudo muito bem -- fica mais fácil para amassar com o garfo e formar a papinha. Procure comprar carne e frango bem frescos. Retire a pele e a gordura antes de cozinhar. No começo, dependendo da orientação do pediatra, só caldo de carne e frango podem ser usados, sendo depois de algumas semanas batidos no liquidificador ou processador e lá pelos10 meses, cortados em pedaços bem pequenos ou desfiados. Leia nossas sugestões de combinações de sabores para as primeiras papinhas.
Dicas para a hora de servir
- Ofereça a comida morna, mais ou menos na temperatura do corpo. Se você a colocar sobre o dorso da mão, o certo é não senti-la pelando. - Cuidado quando esquentar a comida no microondas, porque uma parte fica morna e outra fica quentíssima, e você pode não perceber. Se for sopa, misture bem depois de esquentar, e aí teste a temperatura. Alimentos como a batata "seguram" mais o calor e podem ficar quentes por dentro sem que você perceba. - Jogue fora tudo o que sobrar no prato. A regra é simples: se você colocou uma colher que foi para a boca de alguém na comida, essa comida não pode ser guardada. As bactérias presentes na saliva, mesmo em pequena quantidade, podem se proliferar no alimento, até dentro da geladeira. Bebês têm o sistema digestivo mais sensível, portanto todo cuidado é pouco. - Coloque pouca comida no pratinho. Primeiro para evitar o desperdício: tudo o que sobrar terá que ser jogado no lixo, como explica o item acima. Segundo para evitar a frustração: se seu filho comer 10 colheres, pode ser que esteja ótimo para ele, mas você vai ficar achando que ele não comeu nada porque o prato ainda está cheio. Uma boa medida para começar é mais ou menos a quantidade de alimento que cabe em uma xícara (a criança pode pedir mais ou ficar satisfeita com cerca de 200 ml de papa). - Não ponha açúcar na comida do bebê. O açúcar das frutas já é suficiente (prefira as mais maduras, que são mais docinhas). E lembre-se de que não pode dar mel a crianças de menos de 1 ano. - Vá com calma nos temperos. Coloquepouco ou nenhum sal e vá usando cebola e alho bem aos poucos, para o bebê ir se acostumando. Por outro lado, também não vale dar uma comida insossa demais para o bebê -- seu objetivo é que ele aprenda a comer as mesmas coisas que o resto da família, no futuro, e que tenhahábitos alimentares saudáveis. - Preste atenção em possíveis alergias alimentares. Dê um ingrediente novo por dia, não cinco de uma vez, senão você não vai ter como saber qual foi que fez mal, em caso de reação. Saiba mais sobre como apresentar novos alimentos. - Reaproveite as sobras (desde que não as do prato do bebê). Na geladeira, elas podem ser dadas à criança até o dia seguinte. Você também pode congelar a comida -- de preferência em porções individuais. Escalde o recipiente antes, para garantir. Num freezer que seja só freezer (não junto com a geladeira), os alimentos assim podem durar mais de 3 meses, mas o melhor é ir usando logo. Cole etiquetas com a data para ir aproveitando o que está no freezer há mais tempo. No congelador da geladeira, principalmente se não houver porta separada, a durabilidade é menor. É melhor usar o alimento em no máximo um mês.
Revisado pela nutricionista Tânia Rodrigues, da RGNutri Consultoria Nutricional
Resfriado
Porque meu filho fica resfriado toda hora?
O resfriado é uma infecção das vias respiratórias superiores, causada por vários tipos de vírus. Seu filho está aperfeiçoando seu sistema imunológico, mas só consegue ficar imune a um dos mais de 200 vírus que causam o resfriado por vez.O modo de contágio mais comum é através de gotículas de saliva -- quando alguém espirra, libera as gotículas no ar, e elas são aspiradas por outra pessoa. O vírus também pode ser transmitido pelo contato das mãos, portanto sempre lave as mãos depois de assoar o nariz. Você vai notar que seu filho fica mais resfriado no outono e no inverno, porque os ambientes são mais fechados, facilitando a circulação do vírus de pessoa para pessoa. O frio também torna as membranas do nariz mais suscetíveis à entrada dos microorganismos.Em média, crianças pegam entre seis e dez resfriados por ano. Isso mesmo! E, frequentando a escola ou creche, o número de resfriados pode chegar a 12 ao ano. Está explicado por que parece que seu filho não passa mais de duas semanas sem o nariz estar escorrendo...Adultos, em geral, pegam entre dois e quatro resfriados ao ano.
Como diferenciar um resfriado de algo mais grave?
Pode ser difícil diferenciar. No resfriado, normalmente há coriza e catarro claro, que pode ir ficando mais grosso e escuro (amarelo ou verde) ao longo da semana seguinte. A criança pode tossir e ter febrebaixa. Fique de olho na duração da febre e no estado geral do seu filho. Se ele está comendo e brincando quase como sempre, trata-se muito provavelmente de um resfriado. Mas se ele fica muito abatido, mesmo quando a febre baixa, pode ser alguma coisa mais forte, como gripe ou pneumonia.Espirros, olhos lacrimejando e nariz sempre coçando ou escorrendo são característicos da alergia, em especial se duram semanas ou até meses. No caso de alergias, o catarro não fica mais grosso, e permanece sempre claro. Tenha em mente, porém, que crianças que sofrem de alergia ficam mais propensas a pegar resfriados.
Como tratar?
Não há muita coisa que você possa fazer para que o resfriado vá embora mais rápido, mas pelo menos pode adotar algumas estratégias para que seu filho se sinta melhor (ou não piore). Dormir na posição horizontal pode deixá-lo mais congestionado ainda, portanto tente mantê-lo com a cabeça mais elevada. Você pode usar travesseiros na cama ou colocar toalhas embaixo do colchão. Só não exagere na inclinação, porque seu filho pode virar de lado na cama e o efeito vai ser inverso.Exponha a criança ao vapor. Se não tiver um vaporizador a frio em casa, ou um inalador, pode dar um banho quente, ou deixá-lo no banheiro com você por cerca de 15 minutos, respirando a fumaça da água quente.Dê muito líquido, para ajudar a soltar as secreções nasais e para evitar adesidratação causada pela febre.Tenha paciência. Mesmo que seu filho já estivesse dormindo a noite toda, um resfriado é suficiente para levar a família de volta à época das noites em claro. Ele vai acordar várias vezes por causa do nariz entupido, e um chamego costuma ser a melhor solução.Use soro fisiológico para aliviar a congestão nasal. Pergunte ao pediatra qual o melhor tipo (em gotas ou spray). Tente ensinar a criança a assoar o nariz. Algumas conseguem aprender até os 3 anos, outras precisam de mais tempo.Se seu filho está com o nariz entupido mas não tem nenhum outro sintoma, dê uma olhada nas narinas dele para ver se ele não enfiou nenhum objeto estranho nelas. Nunca se sabe: até crianças pequenininhas podem aprontar uma dessas. Quando isso acontece, pode aparecer uma coriza de cheiro ruim, normalmente só em uma das narinas. Esse tipo de acidente é mais comum do que se imagina.
Posso dar remédio?
Para baixar a febre, você pode dar um antitérmico como o paracetamol, a dipirona ou o ibuprofeno, seguindo as instruções do seu médico. Mas os especialistas vêm recomendando que não se dê remédios contra tosse ou descongestionantes a crianças de menos de 6 anos, devido aos efeitos colaterais. Não dê nada sem consultar o pediatra.Caso o médico receite um remédio anticongestionante, preste atenção para ver se ele não tem na fórmula um antitérmico como o paracetamol. Se tiver, você não vai poder dar o paracetamol sozinho, para baixar a febre.
Precisa procurar um médico?
Procure atendimento se:a febre passar dos 39 graus.o resfriado começar a piorar depois de uma semana, ou se os sintomas não forem embora depois de duas semanas.se ele tiver dificuldade para respirar, chiadeira no peito, tosse persistente ou catarro verde. Podem ser sinais deasma ou pneumonia.ele reclamar de dor de ouvido, o que pode significar uma otite.seu filho estiver abatido demais, sem energia para nada.
Há alguma coisa pra fazer para que meu filho não fique resfriado?
Você pode tentar proteger seu filho mantendo-o longe de pessoas doentes e cultivando o hábito de lavar as mãos com frequência em casa. Ensine a criança a lavar a mão antes de comer, depois de ir ao banheiro, sempre que chegar em casa e depois de assoar o nariz.Abandonar o fumo, seja você ou seu parceiro, é sempre benéfico. Evite também levar a criança a locais onde haja gente fumando. Crianças que moram com fumantes ficam mais resfriadas que as outras, e o resfriado demora mais para sarar que o de crianças que não são expostas à fumaça do cigarro
quinta-feira, 21 de maio de 2015
Como saber se meu filho tem fimose? Dá para prevenir?
Em geral, quase todo menino nasce com algum grau de fimose. Fimose é a dificuldade de expor a cabeça do pênis, chamada de glande, porque a pele que a cobre, o prepúcio, fica grudada ou muito apertada. A aderência da pele na glande dificulta a higiene e aumenta o risco de infecções e irritações locais. O desenvolvimento do pênis não é necessariamente prejudicado, mas a vida sexual no futuro pode ser afetada se o problema não for sanado. Cabe ao pediatra ou ao cirurgião infantil a melhor orientação quanto a necessidade de se fazer ou não a cirurgia para fimose (cujo nome oficial é "postectomia"). Atualmente existem pomadas que, aplicadas diariamente, facilitam o descolamento e exposição da glande de maneira gradual e não traumática. Há, porém, casos em que esse descolamento é muito difícil, considerando-se a possibilidade de indicação da cirurgia. O acompanhamento pediátrico é muito importante para uma boa avaliação quanto à decisão de se fazer ou não a operação. Em geral, a postectomia é realizada entre os 2 e 3 anos de idade (mas pode ser feita em outras idades) pelo cirurgião infantil ou urologista.
Pirulito
Arthur chupando pirulito pela primeira vez não é recomendavel mais o pai deu a ele quando eu vi tomei um susto tbm não podia fazer mais nada ele simplesmente me olhou todo melado e deu risada.
Muito fofo.
quarta-feira, 20 de maio de 2015
Que dia...
O médico de Arthur o cardiologista Dr. José Barreto Coelho do Hospital Irmã Dulce disse que o sopro do coração de Arthur ja esta bem pequeno Graças a Deus.
Mais a volta pra casa foi horrível vocês acreditam que ainda existe pessoas que quando vêem uma pessoa idosa, deficiente, gestante e criança de colo e não dão lugar no ônibus?
Eu vim em pé com Arthur dormindo no colo e ninguém me deu lugar um rapaz jovem sentado olhava pra minha cara e fingia que eu não estava ali, uma moça indignada que estava em pé também que reclamou com ele puxou ele pelo braço e tirou ele da cadeira.
Foi aí que eu sentei eu estou tão triste por isso não desejo que ninguém passe por isso.
Deixo um boa noite pra todos
#Muito_triste
#indignada
#Que_país_é_esse
Mais a volta pra casa foi horrível vocês acreditam que ainda existe pessoas que quando vêem uma pessoa idosa, deficiente, gestante e criança de colo e não dão lugar no ônibus?
Eu vim em pé com Arthur dormindo no colo e ninguém me deu lugar um rapaz jovem sentado olhava pra minha cara e fingia que eu não estava ali, uma moça indignada que estava em pé também que reclamou com ele puxou ele pelo braço e tirou ele da cadeira.
Foi aí que eu sentei eu estou tão triste por isso não desejo que ninguém passe por isso.
Deixo um boa noite pra todos
#Muito_triste
#indignada
#Que_país_é_esse
Banho na pia
Arthur tomando banho na pia para ir pro médico cardiologista para ver como esta o sopro no coraçãozinho dele.
Antimosquito Johnson's Baby
Depois de um banho tdo trabalho nos produtos da Johnsons baby e sem faltar o antimosquito é um repelente sem álcool ideal para bebes. Agora nenhum mosquito vai picar meu filho.
#Fica_a_dica
#Fica_a_dica
terça-feira, 19 de maio de 2015
Pesinhos elétricos
Que menino retado não fica queto nem no carrinho ainda bem que os carrimhos Stillo é bem resistivel e sustenta até 30 kilos aprovo e recomendo.
Ta aí o vídeo de Arthur batendo os pés no carrinho.
Vamos nos apresentar?
Olá eu ne chamo Carolina ou Carol se preferirem.
Eu sou a mãe de Arthur Gabriel e fiz esse blog Passos de Arthur para contar o dia a dia desse anjo e guerreiro da minha vida. Arthur nasceu com uma síndrome a esclarecer pois ainda não descubriram quaia foram as causas enfim Arthur Gabriel tem malformações nos braços, no coração e rins.
Arthur ja foi desenganado pelos médicos e hoje tem 8 meses e faz coisas que os médicos duvidam e se surpreendem com as conquinstas e vitórias.
Todos que o conhece se apaixonam de cara vocês também vão se apaixonar.
Eu sou a mãe de Arthur Gabriel e fiz esse blog Passos de Arthur para contar o dia a dia desse anjo e guerreiro da minha vida. Arthur nasceu com uma síndrome a esclarecer pois ainda não descubriram quaia foram as causas enfim Arthur Gabriel tem malformações nos braços, no coração e rins.
Arthur ja foi desenganado pelos médicos e hoje tem 8 meses e faz coisas que os médicos duvidam e se surpreendem com as conquinstas e vitórias.
Todos que o conhece se apaixonam de cara vocês também vão se apaixonar.
Assinar:
Postagens (Atom)